sábado, 8 de agosto de 2009

Atividades Complementares (para NOTA)

Caros alunos, Conforme combinado, um dia após as aulas presenciais (no sábado à noite, entre 18-22h ou no domingo entre 07-12h), o Prof. Lins Galtier estará abrindo um POST com uma (ou mais) das temáticas discutidas em sala - afinal, o programa da disciplina está sendo elaborado em conjunto! Ficou assim acertado que, a cada POST aberto, os três primeiros comentários acumulariam 0,5 pontos para a Etapa em questão (pontos estes que serão somados à nota da etapa). Seguem as regras do acordo: 1- os comentários serão uma dissertação do(a) aluno(a) acerca do tema inserido no post ou outro correlato, desde que tenha sido abordado na aula anterior. Para isso, uma leitura prévia deverá ser feita. Acredito que, dentro do possível, o professor Galtier, estará fazendo alguma referência de sites ou textos que possam servir de embasamento. Ou seja, só postem algo, após terem alguma apropriação do assunto; 2- os debates acerca do tema só deverão acontecer após o 3º POST, ou seja, réplicas, dúvidas, novos questionamentos e sugestões de leituras só poderão ser postadas após as três primeiras entradas de comentários. Sintam-se todos livres para questionar; 3- os professores da disciplina também estarão participando deste processo ora contribuindo com as discussões como mediadores de tematização, ora como orientadores. A tod@s, uma boa e democrática participação e divertimento! E termino com uma citação do Professor Moyses Nussenzveig, saudando os novos membros da Academia Brasileira de Ciências, abordando o futuro da ciência:

"Diz-se que, assim como o século XX teria sido o da física, o próximo será o da biologia. Não creio, será o da: BioFisicoQuímicaMatemáticaComputacionalTecnoSociológica! A Natureza ignora nossos preconceitos e recortes arbitrários. Também faz parte da mentalidade 'fin de siècle' anunciar o Fim da Ciência e o Fim da História. O Projeto Genoma, em que cientistas brasileiros deram uma bela demonstração de nossa capacidade de obter resultados da mais alta relevância quando dispomos de recursos, é apontado como etapa final da biologia. A descrição correta é a de Sydney Brenner: não se trata do começo do fim, mas do fim do começo, o começo de uma grande revolução na biologia e na medicina, que também vai requerer uma intensa participação das ciências sociais para abordar problemas humanos e éticos".

10 comentários:

  1. prof.
    Vai ficar difícil esse lance de 3 primeiros post com pontuação pra mim. Só tenho acesso a net na fanor...

    ResponderExcluir
  2. Meu caro Zig, este é um problema que temos que pensar em como contornar. Embora saibamos que é uma realidade nem todos possuirem o seu próprio PC, mas o acesso à rede está presente em praticamente todos os lugares. Pense nisso! Por isso mesmo definimos o horário de abertura dos Posts. Entretanto, podemos abrir a discussão para que esta abertura seja feita na segunda-feira pela manhã, em horário não definido. Aberta a discussão: escolham o horário de abertura dos posts (1) COMO ESTÁ ou (2) SEGUNDA-FEIRA, APÓS A AULA, PELA MANHÃ.
    Lembro-lhes sempre, no entanto, que a facilidade de acompanhar esta abertura estará SEMPRE mais propícia a quem possui um PC - fato que não devemos omitir nem ignorar.
    Abraços cordiais!

    ResponderExcluir
  3. Professor, não sei se esse é o espaço adequado para postar dúvidas, mas é o seguinte: criei meu SL, mas não sei em que "comunidade" devo entrar. Esclareça, por favor. Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  4. Heya, Marcos! Welcome to SL!
    Well... our community is "CYBERCULTURE STUDENTS", and you may SEARCH it in "GROUPS" at the bottom toolbar of your screen. You can also add me, "Lins Galtier", or your mates "CRIS MALASPINA" [Kelly], and "ANDERSSON WHEATCLIFFE" [Andy]. We are all in the same group.
    If you need a translator, you must search for the "SIMBOLIC TRANSLATOR" - it will help for communication in many languages! By the way, what is your avatar's name?
    Hugs!

    ResponderExcluir
  5. Hello, teatcher Galtier!!
    My avatar name is Buarque Daines and I will try find you now!!

    ResponderExcluir
  6. Hi Buarque! I have added you already!
    Sorry if my connection was not that good last night - it happens a lot (the famous LAG!!!).
    Well, hope you have dealt well with your new outfit! See you soon!

    ResponderExcluir
  7. Professor,
    Sou aluna Bruna Vieira Gondim
    Criei meu avatar, o nome é BRUNEKA KIRA, mas no meu PC não conecta no Second Life, avisa que não suporta, o que eu faço para participar do Second Life? Estou ainda perdida sem saber o que fazer.

    ResponderExcluir
  8. Sem problemas Bruna. Conseguiremos acessar da FANOR. Estou no Lab agora, com o programa instalado e funcionando!
    :)

    ResponderExcluir
  9. Hi Professor Galtier!
    I've just crieted my avatar and its called Camila Ronwood. I'm trying to install the snowglobe program cause I'm sure my computer doesn't have enough space to suport the original SL program. I'll try to enter SL this weekend.

    ResponderExcluir