MANHÃ
Equipe FLIRCK: excelente apresentação em relação à organização da equipe, diagramação do material, e domínio do conteúdo. O recorte da pesquisa foi claro e objetivo, o que fez com que a metodologia escolhida se adequasse bem, resultando em considerações finais pertinentes. Embora, fosse tema para uma outra pesquisa, a equipe colocou um questionamento interessante, retomado pela equipe que trabalhou o Facebook: por que a necessidade de se responder a uma mensagem representada por uma imagem com uma linguagem verbal? Por que é tão difícil construir um comentário com uma outra imagem? Fica aqui, mais uma prova de que, estudar os recursos semióticos (da imagem, também) é algo necessário para os comunicólogos em formação... Afinal, embora a lei diga que jornalista não precisa de diploma, e que um pedaço de papel REALMENTE não garante uma formação adequada, não há como se profissionalizar senão houver essa interação entre ALUNOxACADEMIA. A equipe está de parabéns! Nota máxima.
Equipe FACEBOOK: excelente pesquisa, comprovada através do trabalho escrito e pelo acompanhamento via MSN, com um dos componentes, embora a apresentação falhou na questão do material de apresentação. Foi especificado que as equipes deveriam apresentar seus relatórios em POWER POINT, explicitando cada uma das etapas da pesquisa e seus resultados. E que deveria ser entregue, no final, uma cópia impressa do relatório e um CD com uma versão digital, os slides e qualquer outro material utilizado. A seleção do 'corpus' foi pertinente com o tema e a fundamentação teórica foi adequada: uma boa junção dos estudos culturais com a análise da imagem estática. Nas considerações finais, Manuela colocou algo interessante para se refletir: "[...] as pessoas reagem, à primeira vista, às imagens postadas de maneira mais emocional do que racional [...]". Não seria essa, uma característica tribal pertinente a essas comunidades virtuais da web 2.0? A
racionalização é uma manifestação que veio com o processo civilizatório, o que não quer dizer que as culturas primitivas não tinham as suas formas de interpretar e as suas manifestações culturais. Interessante perceber como nós nos prendemos à questão da escrita, o que nos leva à necessidade de revisitar o texto de Joelma Chisté Linhares, postado em 21 de agosto neste blog.
Equipe ORKUT: O trabalho foi bem apresentado, as considerações finais foram condizentes com a proposta do estudo, e a apresentação foi bastante dinâmica e interativa. A equipe pecou apenas na escolha da metodologia: não se trata de uma pesquisa de Grupo Focal, mas um Estudo de Caso. Mas cuidado com a exposição dos conceitos (ou como eles são percebidos pela massa) de REAL, ATUAL/PRESENCIAL e VIRTUAL. Ao apresentar "PRINTS" de sites, etc, cuidem para fragmentar a imagem daquela parte apresentada para que fique mais fácil de visualização. E lembrem-se: falar sobre experiências próprias (empirismo) é o início do
conhecimento científico, ou seja, da pesquisa, mas não podemos nos fundamentar nessas experiências - as argumentações ficam vazias. Entretanto, acompanhei o desenvolvimento do trabalho e percebi o empenho dos componentes. Ainda aguardo o material a ser entregue!
Equipe BLOG: excelente apresentação! Um recorte bem feito e coerente com a pesquisa: o blog-coluna esportivo de Milton Neves (http://blog.miltonneves.ig.com.br). Tanto a fundamentação, quanto a diagramação e a apresentação do trabalho estão de parabéns! Conceitos como "democracia", "meio/mediações/moderação" foram bem interpretados. A equipe está de parabéns! Nota máxima.
NOITE
Equipe ORKUT: a equipe se confundiu um pouco nos slides, na sua elaboração e digitação - fato que foi justificado pela Vivalda como sendo resultante do pouco tempo que houve para sua digitação (o que não justifica, dado o tempo que esse trabalho foi anunciado). A fundamentação do trabalho deixou um pouco a desejar (por tratarem da questão de identidade, senti falta de HALL e GIDDENS), mas as análises foram bem sistemáticas e pertinentes com a metodologia proposta. As considerações finais (e NÃO conclusões, ok turma?!) foram coerentes com a problemática. Uma colocação bem pertinente da equipe: "[...] comunidade [...] gera código e estruturas próprias [...]". Em relação a isso, revejam os comentários feitos sobre as duas primeiras apresentações da turma da manhã. Bom trabalho, no geral.
Equipe MySPACE: Trabalho bem fundamentado e coerente. Um excelente apresentação, Andrea mostrou segurança e domínio do assunto. O tema abordado gera discussões sobre as questões de direitos autorais e questões mercadológicas do consumo de música/arquivos de música, no que diz respeito ao download, que poderia ter sido abordado pela equipe. Em relação ao método, "visitar perfis e observar..." não é um método, mas são procedimentos. Assim, acredito que o método utilizado pela equipe foi o Estudo de Caso. Uma colocação em relação à fundamentação teórica: vocês disseram que Lemos (se não me engano) fala que "a sociabilidade do ciberespaço é uma forma de contracultura", em relação a isso, sugiro a leitura de um artigo do próprio Lemos em (http://www.facom.ufba.br/pesq/cyber/lemos/cibersoc.html), acredito, inclusive, que este artigo vai orientar algumas colocações do Edson, propostas na apresentação anterior sobre sociedade do espetáculo. Foquem a leitura na parte do texto que fala sobre a ciber-socialidade,
especificamente. Boa diagramação dos slides. A equipe está de parabéns! Nota máxima.
Equipe BLOG: A equipe está de parabéns! Nota máxima, sem outro comentário a fazer, senão a questão da utilização da voz. Quando pensa-se em uma apresentação para um público (independente do tamanho deste), deve-se pensar em ser ouvido. Então, se o apresentador não tem um recurso vocal potente, deve utilizar-se de recursos eletrônicos. Acredito que a audiência perdeu alguns pontos do excelente trabalho por esse motivo - o que foi uma pena, pois a equipe se propôs a analisar a utilização deste blog por parte dos alunos da disciplina. Em termos gerais, as conclusões foram 80% de utilização eficiente da ferramenta, entretanto apenas 68% utilizaram-no de maneira eficaz (com comentários questionadores, debatedores ou sintetizadores, descartando os de natureza reativa, ou sem contribuição). Para chegar a
esse resultado, a equipe se valeu de uma pesquisa em educação à distância, com um cálculo estatístico, analisado a partir de duas postagens, considerando apenas o conteúdo (vide critérios acima) dos alunos, descartando a participação do professor. Enfim, trata-se de um trabalho relevante, que peço a Henrique e à turma disponibilizar a quem se interessar.
A todos os que apresentaram seus seminários nesta data, meus parabéns! Todos mostraram o fruto de uma pesquisa realizada. O grau de maturidade acadêmica não deve ser motivo para prepotência ou baixa-estima, antes, a certeza de que a formação profissional é algo que exige tempo, dedicação e comprometimento. E, como crente no processo de construção coletiva do saber, coloco-me à disposição dos que queiram participar deste processo.
Um forte abraço!